Organizar guarda-roupas e closets pode parecer uma tarefa desafiadora, mas com algumas dicas funcionais e sustentáveis, você pode transformar seu espaço em um ambiente prático, visualmente agradável e ainda beneficiará seu bolso e o meio ambiente.
Parece incrível, né?
Então para começar, antes de aplicar essas dicas funcionais e sustentáveis você deve triar todas as suas roupas para entender:
- O que fica;
- O que precisa ser consertado;
- O que será doado.
Faça uma análise bem crítica do quanto você gosta daquela peça e não tem problema manter algumas por ter um valor sentimental.
Feito isto, vamos logo para as 10 dicas para ajudar você a começar.
1. Evite empilhar demais nas gavetas
Empilhar muitas coisas em cima umas das outras nas gavetas pode dificultar a visualização e o acesso aos itens. Tente dentro das limitações do seu espaço, manter tudo visível e acessível.
2. Empilhe com critério, se necessário
Se precisar empilhar, faça isso com itens que você usa em pares ou trios. Agrupe-os de forma que faça sentido para você, facilitando o acesso e a organização.
3. Padronize os cabides
No mundo ideal dos cabides, cada peça de roupa deve ter seu próprio cabide. Além disso, padronizá-los cabides vai garantir um apelo visual harmonioso e organizado.

4. Organize antes de comprar organizadores
Antes de sair comprando organizadores, organize primeiro boa parte do seu espaço para visualizar o que realmente precisa. Além disso fazer você economizar, o consumo consciente faz muito bem ao meio ambiente.
5. Guarde roupas fora de estação
Se seu guarda-roupas ou closet é pequeno, guarde as roupas que não são da estação atual para abrir espaço. Mas recomendo que deixe apenas algumas peças expostas caso precise, e guarde o restante.
6. Espaços vazios são bem-vindos
Não se preocupe em preencher todos os espaços vazios nas gavetas. Espaços vazios não significam que você precisa comprar mais coisas. Às vezes, menos é mais!

7. Não enlouqueça com tipos de dobras
Eu sei que é bem comum assistir a vídeos satisfatórios de organização e ver aquelas dobras maravilhosas que deixam tudo perfeitamente alinhado. Mas pergunte-se se, no seu dia a dia, você vai conseguir manter essa manutenção toda vez que precisar guardar algo. Foque no que é prático para você.
8. Categorize com moderação
Embora categorizar seja importante, não exagere. Categorizar demais uma gaveta por exemplo, pode dificultar a manutenção diária e logo tudo pode voltar a ficar bagunçado.
9. Selecione organizadores com cuidado
Você não precisa de organizadores para 100% dos espaços. Selecione apenas o necessário e opte por cores neutras para manter a harmonia visual.
10. Otimize o espaço das bolsas
Ao guardar bolsas, coloque as alças dentro delas mesmas para otimizar o espaço. Isso ajuda a manter tudo mais organizado e acessível.
Conclusão
Essas dicas para organizar guarda-roupas e closets são simples, mas extremamente eficazes para manter a funcionalidade do espaço.
Eu mesma desenvolvi essas dicas enquanto organizava meu closet que havia acabado de ficar pronto:

O seu espaço, seja ele residencial ou corporativo, pode ser um ambiente funcional, em harmonia, e com apelo visual ao mesmo tempo. Nós convivemos em lugares que devem nos impulsionar a ter bem-estar e a conquistar mais na vida, e não ao contrário.
Eu criei o canal Decoração Funcional com o objetivo de aliviar a sobrecarga mental e física de todas as pessoas que têm dificuldades em manter os espaços onde convivem organizados e esteticamente bonitos.
Com a minha consultoria, eu posso te ajudar a encontrar bem-estar no seu ambiente por meio da Decoração Funcional, permitindo que você viva bem na melhor versão do seu espaço. Clique aqui para saber mais.
Lembre-se, a organização é um processo contínuo e deve ser adaptada às suas necessidades e estilo de vida. O importante é que ela traga funcionalidade e bem-estar para sua vida, e não mais demanda e dedicação de tempo.
Espero que essas dicas te ajudem a transforma seu espaço! Comenta aqui alguma dica que você não achou aqui nesse artigo, mas que funciona para você?