Decoração e ORGANIZAÇÃO DE ESCRITÓRIOS: segredos que não te contam

Planejar a decoração e organização de escritórios corporativos pode ser um verdadeiro desafio. A decoração deve representar a marca em algum nível, enquanto a organização precisa ser funcional para que diferentes pessoas, como funcionários e clientes, consigam manter a ordem na medida do possível.

Com tantos itens pequenos, documentos e pastas, manter tudo no lugar de forma funcional para todos e visualmente agradável exige planejamento e criatividade, principalmente se houver uma limitação de recursos e tempo.

Aqui estão cinco aprendizados que eu mesma levantei enquanto atuava em um projeto de decoração e organização de um escritório corporativo e que tenho certeza que farão a diferença na hora de você transformar o da sua empresa.

1. Ajustar um único objeto pode fazer diferença

Às vezes, pequenos ajustes podem fazer uma grande diferença. Analise seus ambientes e identifique se você realmente precisa de um grande projeto de decoração ou se existem objetos antigos, quebrados, fora da identidade que você pode renovar e dar uma vida nova ao ambiente.

Exemplos:

  • Plantas: Uma planta que pode estar murcha, ou com um vaso mais antiquado pode melhorar a harmonia do ambiente se renovada;
  • Quadros: Um quadro com imagens antigas, com a moldura gasta ou até que pode ter sido doado por alguém e que você optou por encaixar no escritório pode ser renovado para trazer mais personalidade ao ambiente;
  • Artigos expostos: Analise os itens que ficam expostos e que podem estar desgastados como bandejas, jarras de café, pastas e livros muito utilizados… Tudo que fica exposto acaba trazendo uma mensagem, então se existe possibilidade de renovação, é melhor e mais sustentável financeiramente do que investir num projeto completo.
Veja a diferença que a substituição da bandeja branca pela bandeja preta fez no aparador.

2. Monte composições com itens potencialmente decorativos

Um escritório normalmente acumula bastante material de comunicação, de estudo, amostras de fornecedores e afins. Muitas vezes, no próprio espaço existem itens potencial de se tornarem decorativos simplesmente se você conseguir fazer uma composição com eles.

Se você tem vários itens decorativos, tente agrupá-los para criar composições interessantes. Isso não só organiza os objetos de maneira estética, mas também evita que o ambiente pareça desordenado.

Dicas:

  • Agrupamento por Tema: Agrupe itens que compartilham um tema ou cor semelhante.
  • Variedade de Alturas: Use objetos de diferentes alturas para criar uma composição dinâmica.
Ainda neste aparador, por exemplo, nenhum item foi comprado exceto a bandeja. Todos os itens eram amostras de fornecedores ou itens guardados, mas que enxerguei potencial decorativo. O ramo da empresa deste escritório é da construção civil.

3. Invista em alguns organizadores

Organizadores são essenciais para manter o ambiente bonito e funcional. Ainda mais num escritório!

Eles ajudam a armazenar itens pequenos e documentos de maneira ordenada, facilitando o acesso e a manutenção da organização. A sugestão aqui é analisar o ambiente e avaliar quais locais se beneficiariam de organizadores, ganchos e itens que auxiliem a manter o local organizado. Faça essa lista e busque os itens pela internet ou na sua região.

Sugestões:

  • Caixas e Cestos: Use caixas e cestos para armazenar documentos, cabos e outros itens pequenos.
  • Organizador de fios: Utilize para deixar a aparência dos fios de todos os equipamentos mais visual.
  • Organizadores de Gaveta: Ajudam a manter as gavetas organizadas e evitam que os itens se misturem.
Alguns organizadores que fizeram a diferença no local.

4. Priorize a acessibilidade dos itens

Mantenha os itens mais utilizados nos locais comuns ao alcance das mãos e guarde aqueles que são usados com menos frequência. Isso não só melhora a eficiência, mas também ajuda a manter a organização.

Exemplos:

  • Prateleiras Acessíveis: Coloque prateleiras ao alcance dos olhos para itens usados diariamente.
  • Ganchos: Aproveite o espaço nas próprias paredes para prender e organizar itens que possam ficar pendurados.

5. Etiquete os locais de armazenamento e sinalize o ambiente

Em ambientes corporativos ou compartilhados, etiquetar os locais de armazenamento é uma prática fundamental. Isso facilita a localização dos itens e garante que todos saibam onde guardar e encontrar o que precisam.

Além de auxiliar os times a manter o local organizado com etiquetas, a sinalização do espaço também é importante tanto para funcionários quanto para clientes. Você pode sinalizar a senha da WiFi, o local de descarte de resíduos e até mensagens que incentivam os colaboradores a manter o ambiente limpo e organizado.

Ferramentas:

  • Etiquetas Adesivas: Use etiquetas adesivas para identificar gavetas, prateleiras e caixas.
  • Rotuladores: Um rotulador pode ser uma ferramenta útil para criar etiquetas claras e uniformes.
Eu e minha fiel escudeira: a rotuladora, rs.

Bônus: Todos os itens precisam de um local!

Para manter a funcionalidade e a organização, é crucial que todos os itens tenham um local específico. Se você não souber onde guardar algo, a chance de manter o ambiente organizado é baixa.

Num ambiente compartilhado todos precisam ser exemplo.

O seu espaço, seja ele residencial ou corporativo, pode ser um ambiente funcional, em harmonia, e com apelo visual ao mesmo tempo. Nós convivemos em lugares que devem nos impulsionar a ter bem-estar e a conquistar mais na vida, e não ao contrário.

Eu criei o canal Decoração Funcional com o objetivo de aliviar a sobrecarga mental e física de todas as pessoas que têm dificuldades em manter os espaços onde convivem organizados e esteticamente bonitos.

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