Você já se perguntou como ter mais energia no dia a dia? Muitas vezes, a resposta está mais próxima do que imaginamos: na nossa própria casa. O ambiente em que vivemos tem um impacto direto na nossa disposição, produtividade e bem-estar. Neste artigo, vamos explorar como pequenas melhorias no seu lar podem fazer uma grande diferença na sua energia e qualidade de vida.
A conexão entre sua casa e sua energia
A sua casa é um reflexo do seu estilo de vida e do seu estado interior. Se hoje você olhar o seu ambiente e não se identificar com ele, eu recomendo que você busque essa identificação. Durante a pandemia, muitas pessoas perceberam a importância de ter um lar aconchegante, já que passaram mais tempo dentro de casa. Um ambiente desorganizado e caótico pode drenar sua energia, afetar seu humor e reduzir sua produtividade. Sabe aquela sensação de “paz” que você tem quando assiste a um vídeo de organização? Você pode ter essa sensação na sua casa.
O impacto da desordem no bem-estar
A desordem em casa, por exemplo, pode levar a uma série de problemas emocionais e físicos. Um estudo publicado no Personality and Social Psychology Bulletin descobriu que mulheres que consideravam suas casas desorganizadas tinham mais chances de se sentir cansadas e apresentar sintomas de depressão. Esses efeitos estavam relacionados ao hormônio cortisol, que é liberado em resposta ao estresse.
A desordem também influencia nossas decisões diárias. Um estudo de 2016 publicado em Environment and Behavior mostrou que pessoas que se sentiam fora de controle em uma cozinha caótica consumiam mais biscoitos do que aquelas que sentiam que estavam no controle. Isso valida como um ambiente desorganizado pode levar a hábitos de compulsão e impulsividade, assim como o contrário, um ambiente ordenado nos ajuda a ter clareza, paz e a tomar decisões mais racionais e benéficas para a saúde.
Como ter mais energia com organização
Organizar seu espaço traz inúmeros benefícios, além de ajudar a ter mais energia, tanto lógicos quanto emocionais. Menos bagunça significa mais poder mental para tarefas reais. Um estudo publicado no Journal of Neuroscience sugere que um ambiente organizado permite que nosso cérebro use sua capacidade mental limitada da melhor maneira possível.
Isso não significa, de forma alguma, que precisamos ser reféns da organização e da limpeza.
Mas significa que, se buscamos ordem na vida para conquistar nossos objetivos, a dinâmica do nosso ambiente está diretamente ligada à nossa capacidade de fazer as coisas acontecerem.
Esse canal se chama “funcional” por um motivo. Você conseguindo bem-estar com a ajuda do seu ambiente, e não você refém dele. A sua casa deve trabalhar para você.
O que a sustentabilidade tem a ver com isso
Sabe aquela frase: menos é mais?
Quando olhamos para a bagunça, nosso cérebro tenta identificar as informações mais relevantes para nossos objetivos imediatos. Quanto mais objetos desnecessários estiverem no nosso campo de visão, mais difícil é para o cérebro filtrar essas distrações, levando à fadiga mental.
A ideia não é que você venda todos os itens da sua casa, ou que você deixe de investir e adquirir qualquer item que vise seu bem-estar.
A ideia é voltada para o CONSUMO CONSCIENTE. E para você manter na sua casa SÓ O QUE VOCÊ GOSTA, e que traz funcionalidade para o seu estilo de vida.
Comprar menos, comprar de forma consciente, selecionar o que está exposto, mudar o que precisa ser mudado, deixa sua casa harmônica e vai te trazer uma sensação de bem-estar. Sensação essa que vai refletir em todas as outras frentes da sua vida.

Dicas funcionais para melhorar seu ambiente
- Atividades básicas diárias: Tente realizar algumas atividades básicas diariamente para manter sua casa em movimento e em ordem. Arrume a cama, guarde os itens que estejam espalhados pela casa e evite acúmulos, como roupas para lavar ou louça na pia. Revise a geladeira para verificar se há itens que precisam ser descartados ou que estão fora do prazo de validade.
- Utilize todos os cômodos: Existe algum cômodo na sua casa que ninguém utiliza? Que tal revitalizá-lo? Muitas vezes, os cômodos que não utilizamos são aqueles de que não gostamos por algum motivo. Aproveite 100% da sua casa para dar vida a todos os espaços.
- Velas, incensos e aromatizadores: Nada melhor que uma casa com cheirinho de limpa, não é? Mas você não precisa limpá-la todos os dias para isso. Aposte em velas, incensos e aromatizadores para trazer essa sensação de bem-estar por meio dos cheiros. Pode até se tornar um ritual: sempre que você chegar em casa, acenda o aromatizador.
- Plantas: Eu sei que plantas podem ser difíceis de cuidar, mas elas trazem vida para a casa. Olhar todo aquele “verde” traz uma sensação de felicidade e contato com a natureza. Aposte em uma ou duas plantas nos locais que você mais utiliza.
- Pets: Pets trazem muita vida ao ambiente. Ter um cachorro ou gato traz movimento para a casa e uma energia incrível.
- Decoração: Revise sua decoração. Tem algo que você não gosta? Retire ou doe. Tem algo que você ama? Deixe mais exposto.
Tenha empatia com você mesma. Tente fazer um pouco todos os dias, ao invés de tentar resolver esse assunto numa única pegada. Lembre-se também que essas atividades devem ser compartilhadas com todos que vivem naquele ambiente.
Conclusão
O seu espaço, seja ele residencial ou corporativo, pode ser um ambiente funcional, em harmonia, e com apelo visual ao mesmo tempo. Nós convivemos em lugares que devem nos impulsionar a ter bem-estar e a conquistar mais na vida, e não ao contrário.
Eu criei o canal Decoração Funcional com o objetivo de aliviar a sobrecarga mental e física de todas as pessoas que têm dificuldades em manter os espaços onde convivem organizados e esteticamente bonitos.
Com a minha consultoria, eu posso te ajudar a encontrar bem-estar no seu ambiente por meio da Decoração Funcional, permitindo que você viva bem na melhor versão do seu espaço. Clique aqui para saber mais.